O café da manhã balanceado perfeito para você.

O café da manhã balanceado perfeito para você.

Benefícios do Café da Manhã

 

Com certeza em algum momento de sua vida você já ouviu alguém dizer que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Isso passa de geração a geração, de postagens em blogs… Enfim, que você já ouviu isso já temos certeza.

Agora a questão é: Por que é tão importante?

Bem, não precisa ser nenhum expert em nutrição pra entender que a quantidade de comida que comemos vai depender da fome que estamos sentindo naquela ocasião (claro que existem patologias que fazem com que nosso organismo se comporte de forma diferente, mas são exceções a regra). E o que nos faz sentir mais ou menos fome?

Uma série de fatores, sendo um dos principais, o tempo que estamos sem comer.

Levando em consideração que dormimos em média 8 horas/dia, já é um bom pretexto para termos uma refeição no mínimo “energética” ao acordar. Agora, imagine que você acorda as 7:00h da manhã, levanta, toma banho, escova os dentes e vai para o trabalho e lá fica até as 12:00h. Enfim chega o horário do seu almoço, e você, é claro está “verde” de fome. O mais comum, é que você acabe por caprichar na quantidade de comida a ser colocada no prato, pois em seu subconsciente ecoa a palavra: Fome, fome, fome…

E então ao final do seu horário de almoço, você acabou comendo mais do que deveria e acaba passando a tarde toda sem conseguir comer nada por ter caprichado de mais no almoço.

Agora vamos aos cálculos:

Se você acordou às 7:00h e teve 8h de sono, você dormiu às 23:00h do dia anterior. Vamos levar em consideração um tempo entre seu jantar e a hora que você dormiu, em média 2h de diferença, logo, sua última refeição do dia foi as 21:00h.

Lembra que você acordou, mas por estar sem fome acabou ignorando o café da manhã?

Pois é, por conta disso você ficou 15h em jejum e acabou descontando tudo isso em seu almoço.

Tudo isso poderia ser diferente caso você tivesse tomado um café da manhã (sem exageros, é claro), e comido algum biscoito integral ou uma fruta por volta das 10:00h. Pronto, a receita certa pra você não acabar exagerando no almoço.

Para a nutricionista Livia Hasegawa, a tese faz sentido. “Quanto mais tempo ficamos sem comer, acumulamos nossa fome para a refeição seguinte, o que faz com que o consumo aumente. E o pior: a fome é descontrolada, acabamos sempre exagerando ou comendo a mais do que realmente precisamos”

Segundo Paula F. Castilho (Nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição) “Estudos comprovam que pessoas que não tomam o café da manhã ou somente tomam um café preto ao acordarem tem 10% mais chances de ganho de peso, pois o organismo fica com deficiência de nutrientes”.

Todas as refeições do nosso dia são importantes, TODAS…

Mas o café da manhã é um dos mais importantes porque passamos muito tempo em jejum enquanto dormimos e é à partir dele, que vamos conseguir regular nossa fome pra próxima refeição.

Se pularmos essa refeição, iremos acabar “acumulando fome” para a próxima, criando um ciclo vicioso. E convenhamos: Não é isso que queremos.

Uma pessoa que se alimenta adequadamente no café da manhã, tem um melhor humor, melhor disposição pro trabalho, melhor facilidade de concentração para estudar. Enfim, os benefícios são inúmeros.

Não custa nada fazer uma forcinha pra mantermos a saúde em dia.