Ama temperos?

20 de junho de 2017

Quem não gosta de uma comida bem temperada não é? A comida sem tempero perde um pouco de graça e de sabor.

Pois bem, os temperos além de dar um ótimo sabor as refeições, também auxiliam na nossa saúde.

Segue uma lista abaixo de alguns temperos que além de dar sabor, auxiliam na melhora da saúde.

 

COENTRO:

Muito Utilizado para temperar peixes, o coentro tem princípios que ajudam na digestão dos alimentos e também tem características bactericidas e fungicidas. Em suas sementes se encontra uma alta quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e Cálcio.

Alta taxa de antioxidantes que “inibem” a oxidação de outras moléculas no nosso corpo, no que ajuda na prevenção de riscos ao coração e ajuda na prevenção de doenças provenientes de deterioração dos neurônios, como Parkinson e Alzheimer.

 

ORÉGANO

Indispensável em muitas receitas de Pizza, o orégano também tem antioxidantes que como já citado nos promove grandes benefícios.

É também um Anti-inflamatório e antibacteriano natural. Ajuda a equilibrar a flora intestinal para uma melhor absorção de substâncias que são de extrema importância para o nosso organismo.

Muita gente não sabe, mas o orégano também pode ser usado em forma de chá para tratamento antifúngico, como por exemplo, no tratamento de “Pé-de-Atleta” e “Candidíase”.

 

CANELA

O principal benefício da canela é para quem sofre com diabetes tipo 2, pois reduz a concentração de glicose no organismo e aumenta a sensibilidade à insulina.

Alguns estudos apontam sua eficácia para quem quer emagrecer, pois ajuda a saciar a fome, aumenta  o tempo de satisfação após as refeições e acelera o metabolismo do corpo.

Muito importante deixar claro que ingestão de canela é totalmente contra indicada para gestantes ou lactantes.

 

CEBOLINHA

Rica em flavonoides, é anti-inflamatória e considerada um dos antibióticos naturais mais potentes, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dor de garganta. Contém as vitaminas A, C e E, rica em magnésio, ferro e cálcio, além de regular a pressão arterial e diminuir o estresse.

Aquelas folhinhas em formato de tubo contêm propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C.

Seu consumo diário recomendado é de pelo menos três hastes todos os dias. É indicado para aqueles procurando ganhar peso, pois é estimulante do apetite.

 

NOZ MOSCADA

Utilizada já a muito tempo no oriente, a Noz Moscada é um estimulador cerebral. Ajuda a memória e também ajuda a inibir a ação da enzima que provoca a doença de Alzheimer. Rica em minerais como o potássio, cálcio, ferro e manganês, também ajudam a manter o sistema imunológico forte. Tem componentes que, segundo pesquisas, ajudam a inibir o crescimento de tumores e que reduzem a chance do aparecimento de certos tipos de câncer. Se você tem insônia, coloque meia colher de chá de noz moscada no seu leite quente e tome-o morno antes de dormir, Esta receita antiga é conhecida por trazer uma boa noite de sono.

 

ALHO

Este tempero é considerado um dos seis alimentos que colaboram pra uma longevidade com qualidade, pois tem alicina, que previne a aterosclerose e a obstrução da coronária. Também é antibacteriano. Ajuda a prevenir gripes e resfriados devido ás suas propriedades antivirais.